ATENÇÃO

Este blog mudou para

Artesão


As meninas desenhadas nas caixas de madeira da seção Infantil parecem fotografias. Papai Noel? Só falta falar! O resultado do trabalho é fruto dos estudos da artista plástica Tânia Corrêa atrelados às técnicas aprendidas no Rema. Professora efetiva de Artes pela Secretaria de Educação, Tânia se interessou pela pintura e pelo desenho desde pequena. É nos trabalhos do bazar que ela vê uma ótima oportunidade de aprimorar a arte, de colocar em prática o que aprendeu e, principalmente, de crescer espiritualmente. A pintura impecável de Tânia é, há dez anos, presença certa em todas as seções.






Antes sequer da construção da sede do Rema, Paola Sabino já era presença entre as máquinas de costura e enxovais. Com apenas 3 anos, acompanhava a avó Octicília no trabalho da Costurinha. Mas foi com 11 anos que Paola vestiu a camisa do Bazar e não largou mais o barco de Maria. Hoje, tem 21 anos e estuda para ser arquiteta. O interesse pelas artes, pelos traços delicados e pela pintura surgiu dos trabalhos de artesanato do Rema, o que levou Paola a escolher o curso de Arquitetura e Urbanismo. As peças pintadas com capricho por ela estarão presentes desde a seção do Natal até a Decoração.




 

Sebastião faz parte da equipe do Bazar que cuida da preparação das peças de madeira antes de elas seguirem para o liquibase, para daí passarem às mãos dos pintores. Tião, como é chamado no Rema, é capitão do Exército reformado, pai de quatro filhos, e tem seis netos. 
Ele já atuou na artilharia, foi monitor de armamento e tiro, entre outras tarefas no Exército brasileiro, mas agora sabe preparar uma peça como poucos. Tião sabe a importância de usar bem a lixa para deixar a madeira bem lisa e garantir um trabalho de qualidade. Ele também é um artesão.







Lucas Campos está entre os jovens pintores do Rema. Um grande artista. As peças pintadas por ele embelezam todas as seções do bazar onde estão expostos trabalhos em madeira pintados a mão. Ele tem 23 anos. Quando nasceu, seus pais, Gilson e Zailde, já eram frequentadores do Rema e participavam dos diversos trabalhos da Casa. Lucas cresceu frequentando as aulas de evangelização do Reminha e aprendendo a arte da pintura. Ele é formado em Engenharia Mecânica e atualmente faz Mestrado na UnB, universidade onde se graduou.







Quando Cida e Orlando, pais de Renato Gomes, o levaram ao Rema pela primeira vez, ele tinha 4 anos. Ainda não sabia ler nem escrever.  Isso há 23 anos. Hoje, aos 27 anos, Renato é Engenheiro de Redes, trabalha na Embratel e suas peças de madeira pintadas a mão podem ser encontradas nas várias seções do Bazar do Rema. Ele é um dos jovens pintores que integram o time de artesãos da Casa Espírita Recanto de Maria. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário